Stonic é a "arma" da Kia para o segmento em maior expansão
Cerca de uma semana depois de a "irmã" Hyundai ter mostrado o Kauai, também a Kia revelou ao Mundo o seu SUV compacto que designa por Stonic e que prevê lançar no mercado nacional em Outubro. O segmento a que convencionou chamar-se de B-SUV atrai cada vez mais marcas, atraídas pelos sucessos comerciais do Nissan Juke, Renault Captur e Peugeot 2008, num tipo de "aventureiros urbanos" que valem já 1,1 milhões de unidades anuais na Europa, número que deverá crescer até aos 2 milhões, em 2020!
Este Stonic chega com ambições elevadas, pela sua personalidade muito própria, assente numa estética específica e numas dimensões ligeiramente (falamos de escassos centímetros) mais compactas que o "irmão" coreano. Mas não só... "O Kia Stonic irá afirmar-se como um dos modelos mais arrebatadores deste segmento, apoiado pela garantia única da Kia e pela reputação da nossa marca em matéria de fiabilidade, qualidade e ‘design’ contemporâneo", afirma o presidente executivo da Kia Motors Europe, Michael Cole. "Pela expansão deste segmento, o Stonic irá tornar-se num dos nossos modelos mais vendidos".
A cor invadiu também o habitáculo, com diversas aplicações e tornarem o interior mais alegre. No nível mais elevado de equipamento, conta com um ecrã táctil de dimensões generosas, estando equipado de série com os já obrigatórios Apple CarPlay e Android Auto que permitem "espelhar" os "smartphones" nessa "janela" na consola central. Refira-se que a bagageira tem 352 litros de capacidade, não tendo a Kia divulgado o valor máximo, com as costas dos bancos rebatidas.
Na sequência da "democratização" a que temos vindo a assistir, no que respeita aos sistemas de assistência electrónica à condução, também este Kia Stonic contará com diversos auxílios como travagem de emergência em trânsito citadino com reconhecimento de peões, alerta para tráfego no ângulo morto ou para saída involuntária de faixa. Em termos dinâmicos, por só haver (para já, pelos menos) versões de tracção dianteira, o Stonic conta com o sistema VSM (Gestão da Estabilidade do Veículo) que inclui funções como vectorização de binário – repartição da força do motor pela roda direita ou esquerda em função da aderência de cada uma – controlo de travagem em curva ou a estabilização do carro em linha recta.
O Kia Stonic tem chegada ao mercado nacional prevista para Outubro e com um dos grandes trunfos desta marca sul-coreana, a já habitual garantia de 7 anos ou 150.000 km. Na apresentação do Stonic, a Kia só não quis confirmar os rumores de que, em 2018, irá lançar uma versão totalmente eléctrica do Stonic…